Objetivos

 

Geral: O curso de formação contempla as intervenções com crianças típicas em contexto de consultório. Tem como objetivos ensinar o aluno a analisar funcionalmente e intervir em problemas de comportamento da criança, determinados em contextos familiares e/ou escolar.  Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar, analisar e aplicar técnicas e estratégias comportamentais de terapia infantil. 

 

 

Plano de ensino

Curso:

Terapia Analítico-Comportamental Infantil

Carga horária:

48 hs

Horário:

Sábados, das 9:00 ao 12:00 (quinzenal)

Semestre:

Início em março e final em dezembro de 2017

Turma:

1

Público alvo

Psicólogos, psiquiatras, estudantes de psicologia e psiquiatria

Período

 De 11-3-2017 a 2-11-2017

 

 

 

Ementa

·         Princípios básicos da análise do comportamento aplicados à TACI

·         Leitura comportamental do desenvolvimento infantil

·         Entrevista inicial com pais e professores

·         Desenvolvimento do vínculo com a criança e a sua família

·         Análise funcional do comportamento da criança

·         Subsídios das terapias comportamentais de terceira onda para a TACI – Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) e Terapia Comportamental Dialética (DBT)

·         Problemas de comportamento internalizantes (ansiedade, depressão, timidez, entre outros) e externalizantes (hiperatividade, oposição, agressividade, entre outros). 

·         Recursos lúdicos – brinquedos, argila, desenho, histórias e música

o    A função da brincadeira

o    Contando histórias

o    Utilizando histórias e metáforas de forma habilidosa ao propósito pontual da intervenção

o    Apresentar habilidades lúdicas com o uso de brinquedos, argila, desenho, histórias e música

·         Planejamento e aplicação da orientação de pais

o    Criação com apego - Colocar limites de forma positiva

o    Lidando com emoções – Validação emocional

·         Família que “não coopera”: estratégias terapêuticas para o manejo de casos difíceis

·         Orientação junto aos profissionais de educação: identificação e intervenção em problemas acadêmicos e em problemas de comportamento

·         Como lidar com o bullying em parceria com a escola: crianças que sofrem e crianças que fazem o bullying

 

Professores

Prof Ms Juliana Helena dos Santos Silvério Abreu (USP e IACC)  [CRP 08/IS-324]

Prof Dr Paulo Roberto Abreu (IACC) [CRP 08/10533]

 

Local

IACC - Rua Padre Anchieta, 1691 Champagnat Curitiba 

 

Forma de pagamento

12 X R$ 350,00

A matrícula de R$ 350,00 deve ser efetuado em conta e será correspondente a primeira parcela. Importante - Após efetuar o depósito, favor enviar o recibo para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para validar a sua matrícula.

As outras 11 parcelas deverão ser pagas em cheques pré-datados no primeiro dia do curso - para o dia 10 de cada mês.

 

Dados da conta

Banco do Brasil

Paulo Roberto Abreu

CC- 3262-X

CC - 91987

CPF - 00607430931

 

Ficha de inscrição: Formação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil 2017

Desenvolvido por Paulo Abreu